Tecnologia & Inovação


O ecossistema de tecnologia e inovação de Campinas e região, se destaca pelo seu nível de excelência, como exemplos de instituições reconhecidas nos cenários nacional e internacional podemos citar: a UNICAMP, melhor universidade da América Latina, CNPEM e o Projeto Sírius, mais moderno do mundo em sua categoria, entre outras . Filiais de 50 das 500 maiores empresas do mundo estão fixadas na região, temos o Aeroporto de Viracopos, segundo principal terminal de cargas do Brasil e com projeto para se tornar o maior e mais moderno da América Latina. 
Em 2002, foi criada a Fundação Fórum Campinas Inovadora (FFCi), que reúne os principais representantes de instituições de pesquisa e empresas inovadoras de Campinas, que têm importante papel de articulação do ecossistema. Em 2014, foi criado o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI), que se reúne mensalmente para discutir assuntos relevantes do setor. A criação de Arranjos Produtivos Locais (APLs) e clusters também tem sido um diferencial da região, dentre eles estão o Agropolo Campinas-Brasil, o APL de TICs e o Nanopolo Campinas-Brasil que atua nas áreas de micro e nanotecnologia, fotônica e eletrônica avançada. 
Planejar o futuro também é um diferencial de Campinas. O CMCTI, que é presidido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Social e de Turismo, da Prefeitura de Campinas, tem contribuído com várias ações para o fortalecimento da região, dentre elas destacam-se: o Planejamento Estratégico de Ciência, Tecnologia e Inovação (PECTI 2015-2025) e o Planejamento Estratégico Campinas Cidade Inteligente, (PECCI 2019-2029). O objetivo desses planos é a formulação e implementação de políticas públicas, contribuindo para o desenvolvimento socieconômico e ambiental e para a qualidade de vida de seus cidadãos. 
Conheça Campinas, uma cidade surpreendente!