IZ - Instituto de Zootecnia



 

Em 15 de julho de 1905 foi criado, na Mooca em São Paulo, o Posto Zootécnico Central, com a contribuição do Doutor Carlos Botelho, que na época ocupava o cargo de Secretário de Agricultura. Lá permaneceu até 1929 e depois se transferiu para o Parque da Água Branca (São Paulo). 
Pioneiro em pesquisas zootécnicas, o IZ foi oficialmente criado no dia 19 de janeiro de 1970, passando de Departamento de Produção Animal (DPA) para a denominação - Instituto de Zootecnia, órgão público da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Adaptou-se às necessidades exigidas pela grande expansão que vinha alcançando a produção animal nas últimas décadas. 
De 1970 a 1975, a sede permaneceu no Parque da Água Branca em São Paulo. Em 1975, foi transferido para o município de Nova Odessa (SP), atendendo aos anseios da comunidade rural local. 
Porém, desde 1909, o IZ já realizava as primeiras seleções de gado da raça Caracu, na chamada “Fazenda de Seleção do Gado Nacional da Raça Caracu”, também em Nova Odessa. 
Atualmente, o IZ é reconhecido pela Prova de Ganho de Peso (PGP) realizada no Centro de Pesquisa em Bovinos de Corte, situado em Sertãozinho (SP).
O Instituto de Zootecnia (IZ), da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), órgãos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, destaca-se pela geração de uma série de benefícios ao meio científico, técnico e aos pecuaristas, com pesquisa e desenvolvimento de tecnologias, e serviços à disposição do agronegócio paulista. 
As tecnologias e inovações geradas pelo Instituto de Zootecnia são constantemente transferidas ao produtor rural, chegando, indiretamente, em sua mesa [consumidor]. Seja no café da manhã (no leite quentinho, no queijo e iogurte fresquinhos, no ovo mexido), no almoço ou jantar (com aquele bife saboroso, no bolinho de carne, na omelete, no ovo estalado), ou naquele churrasquinho no fim de semana. Na sua alimentação diária!!!
O Instituto desenvolve projetos de pesquisa, vão além do estado de SP, são de grande relevância ao País, pois grande parte do material genético de animais e plantas forrageiras, utilizadas nacionalmente, são resultados das pesquisas realizadas no IZ, com projetos reconhecidos mundialmente.
Com mais de um século de trabalho pela pecuária, visando elevar a produtividade, a eficiência e o bem-estar animal, o IZ é pioneiro na pesquisa científica mundial com a raça Nelore. Sendo que, há mais de meio século, tem papel fundamental no desenvolvimento da pecuária de corte, ao indicar pontos estratégicos e fornecer material genético para o melhoramento de animais das raças zebuínas. O material genético é vendido por centrais de inseminação em parceria com o IZ, com isso muitos animais tornam-se matrizes genéticas dos principais rebanhos bovinos de vários Estados brasileiros.
Com utilização das técnicas de manejo amplamente estudadas pelo IZ consegue-se minimizar os impactos ao meio ambiente e aumentar a eficiência do sistema, como suplementação alimentar e aditivos (mitigação de GEE), aplicação dos conceitos de bem-estar, confinamento estratégico, aumento da eficiência alimentar (CAR), reprodutiva e sanitária, melhoramento genético animal e vegetal, introdução de leguminosas e introdução com agricultura (integração lavoura-pecuária) e florestais (integração lavoura-pecuária-floresta).
Nos sistemas integrados de produção agropecuária são desenvolvidos estudos com exemplares de gramíneas e forrageiras do  Banco Ativo de Germoplasma (BAG), reservatório de materiais capazes de gerar novos indivíduos. O Banco possui a maior diversidade de espécies forrageiras tropicais da América Latina. A coleção foi iniciada na década de 70, por intercâmbios com instituições de pesquisa do Brasil e do exterior e por coletas em território nacional.
Dentro desta perspectiva, o IZ mantém seu compromisso com a Sustentabilidade e Inovação na Produção Animal. Busca o fortalecimento de cadeias produtivas, em elevado estágio tecnológico, mantendo processos produtivos eficientes com inovação.
Paraíso do verde : O IZ também contribui para a qualidade de vida da população do “Paraíso do Verde” [Nova Odessa], possuindo grande território de áreas verdes com jardins arborizados, florestas plantadas, assim como preserva as matas nativas, nascentes e diversas lagoas.
Região Metropolitana : 
O IZ está estabelecido na Região Metropolitana de Campinas, região de maior concentração de atividades agropecuárias e técnico-científicas do Brasil. O IZ também está entre as 11 instituições de pesquisa e ensino que participam da Fundação Fórum Campinas Inova. Com isso, o município de Nova Odessa está representado pelo Instituto nas Exposições de Ciência e Tecnologia da InovaCampinas. Assim como, os outros municípios onde estão localizadas as unidades de pesquisas do IZ, ao levarmos nossas pesquisas em congressos científicos, fóruns, feiras e exposições do agro.



Local:
R. Heitor Penteado, 56 - Centro, Nova Odessa - SP, 13460-000
Horário de funcionamento:

# Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
Abre
08:00
08:00
08:00
08:00
08:00

Fechado

Fechado

Fecha
17:00
17:00
17:00
17:00
17:00

Fechado

Fechado

Site/Blog:
https://iz.agricultura.sp.gov.br/
Email:
iz.zootecnia@sp.gov.br
Telefone:
(19) 3476-0800 / (19) 3476-0961
Categorias
Utilidade Pública
Coleções:
Tecnologia & Inovação