Rota da Cerveja Artesanal

duração: Extenso, realizar em mais de um dia
distância: Variável conforme trajeto escolhido - km
público: Adulto
dificuldade: Leve - Motorizado

sobre o roteiro:

Essa rota reúne cervejarias do Polo Cervejeiro da Região Metropolitana de Campinas. É um grupo bastante heterogêneo, formado por ciganas, pequenas, médias e até grandes do meio Artesanal. 
Lançado oficialmente em 3 de outubro de 2017, é uma associação registrada em cartório e vista pelos órgãos públicos como uma entidade, podendo ter livre acesso e circulação no meio público, assim como ser reconhecido pela iniciativa privada e a imprensa. 
"Somos uma união de forças buscando cada vez mais representatividade no mercado cervejeiro durante tanto tempo dominado pelo 'monopólio' para que você consumidor tenha acesso à diferentes estilos, aromas, cores e sabores".
* As cervejarias neste roteiro ou possuem Tap House, ou oferecem visitação a fábrica mediante a agendamento, confirmar horários de funcionamento e disponibilidade de visita diretamente com o local.
* Se dirigir não beba *

neste roteiro:

1. Cervejaria Landel

2. Cervejaria Campinas

Cervejaria Campinas

A Cervejaria CAMPINAS nasceu há dois anos da união entre o amor por cerveja artesanal e o espírito jovem e aventureiro de três amigos! Com muita pesquisa e dedicação, chegaram a receitas que resultaram em premiações internacionais muito importantes no mundo cervejeiro.
Com três unidades hoje: Fábrica, Tap House Taquaral e Tap House Swiss Park, a CAMPINAS conta com 12 estilos diferentes de cervejas. São eles: CAMPINAS Pilsen (base a receita German Pilsen, com um toque tropical), American Wheat (foi medalha de ouro no Festival Brasileiro da Cerveja em Blumenau em 2018), Hop Lager (medalha de Ouro na categoria Pale Lager na Copa das Cervejas de POA em 2017, e medalha de Prata na categoria Best of Show na mesma competição); Amber Ale (medalha de Bronze no Festival Brasileiro da Cerveja em Blumenau em 2018), Forasteira IPA: eleita a melhor IPA das Américas pela Copa das Cervezas, nossa IPA tem alto amargor e aroma cítrico; Legionária Weizen (cerveja encorpada que traz aromas e sabores que remetem à banana e cravo); Andarilha Oatmeal Stout (medalha de Ouro no World Beer Awards) com sabores e aromas de café e chocolate; Eldorado PUNCH IPA (alto amargor e teor acooólico, e com aromas de frutas como pêssego, Pêra, nectarina e melancia); Imperial TANK IPA: uma IPA mais robusta, com muito amargor e teor alcoólico elevado; Silvestre Sour: do estilo Catharina Sour traz morango, amora e framboesa, que garantem leveza e frescor ao estilo; Too Much Gose,  com receita ousada e ingredientes como: sal, tomate e pimenta, é salgada e ácida.

Fábrica: Rua Doutor Alberto Franco Lamunier, 1380 – Pq. Via Norte (Rod. Anhanguera)
Telefone:
(19) 3025-8782 Whatsapp: (19) 99949-0433

Tap House Taquaral: Rua Paula Bueno, 664
Horário de funcionamento:  segunda: 10h as 18h / terça a sexta: 10h as 23h / sábado: 10h as 20h / domingo: 10h as 14h
Telefone: (19) 3239-6674 Whatsapp: (19) 99809-9787

Tap House Swiss Park: Av. Dermival Bernardes Siqueira, 2012
Horário de funcionamento: terça a sexta: 15h as 23h / sábado: 10h as 20h / domingo: 10h as 14h
Telefone: (19) 3203-7447 Whatsapp: (19) 97168-4840

3. Cervejaria Daoravida

Cervejaria Daoravida

Nascida despretenciosamente nas panelas em 2013, num apartamento de 50mt2, a Daoravida ganhou forma naturalmente. Da mesma maneira, vai seguir seu caminho ao longo do tempo. Fazer cervejas criativas, ou não, pelo simples motivo de reunir os amigos e brindar a vida.



4. Cervejaria Tábuas

5. Cervejaria Mafiosa - Taproom & Beergarden

6. Cervejaria Toca da Mangava

Cervejaria Toca da Mangava

COMO NASCEU A TOCA : Nas primeiras brassagens, que serviram de base para a formulação de algumas de nossas cervejas, ainda produzidas em casa, tivemos a presença de uma convidada não muito desejada. Era uma mangava (ou mamangava, dentre outros nomes) que invadia a varanda da casa e parecia querer mergulhar dentro de nossa panela de mosturação, atraída pelo cheiro doce exalado durante o processo. Após um primeiro momento de espanto, tentamos descobrir de onde a vespa vinha, afinal onde era "a toca da mangava"? Com o tempo percebemos que ali, na varanda onde fazíamos a cerveja, aquele lugar era a TOCA DA MANGAVA. Mais tarde, pesquisando sobre o inseto, descobrimos que ela tem uma característica fantástica: VOA, apesar de as leis da aerodinâmica dizerem que isso seria impossível - já que sua cabeça é muito grande e as asas são pequenas demais para sustentar o corpo. Essa ideia de superação dos limites faz parte da filosofia que a TOCA DA MANGAVA - CENTRO DE CULTURA CERVEJEIRA se propõe a trazer aos amantes de cervejas e sabores especiais. Ao longo do ano produzimos quatro estilos de três escolas cervejeiras, dando uma pequena amostra da vastidão desse grande universo. Embarque nessa jornada conosco.
PAIXÃO PELA CERVEJA : É isso que faz a Toca da Mangava alçar voos ainda maiores rumo a satisfação de nossos clientes. Produzimos cervejas saborosas e equilibradas, fiéis aos estilos de diversas regiões do planeta, fazendo o seu paladar viajar pelo globo. Buscamos sempre os melhores ingredientes, cuidamos de todos os processos de perto e estamos sempre em contato com várias fontes de conhecimento para proporcionar uma experiência cervejeira cada vez melhor. Por conta disso, não filtramos nem pasteurizamos nossos produtos, garantindo um sabor inconfundível. Por isso recomendamos que, sempre que possível, sejam transportados gelados. Nossas cervejas são distribuídas com exclusividade no município de Campinas.

7. BIER inBox Cerveja Artesanal

8. Cervejaria BlacaMan

9. Cervejaria Cogumelo

Cervejaria Cogumelo

Parecia um delírio! Em 2014 pensávamos em abrir uma microcervejaria e um laboratório de pesquisas para o setor cervejeiro. Em 2017 colocamos cores nesse negócio.
Uma proposta inédita de incubar novas microcervejarias e também ser um centro de novas ideias para promover o desenvolvimento científico e tecnológico do planeta cerveja.
A Cervejaria Cogumelo é um empreendimento da Lamas Corp. – o maior grupo de empresas do segmento cerveja artesanal do Brasil – e tem como fornecedora exclusiva de insumos e equipamentos a Lamas Pro Brewing, empresa especialista em importação e exportação de insumos cervejeiros, criada para atender especialmente às microcervejarias e produtores que necessitam de equipamentos especiais e insumos em grandes quantidades.
Se você é um Cervejeiro, já viu o nosso Mamute por aí!
São mais de 20 anos de experiência na criação, fabricação
e comercialização da nossa bebida favorita.

10. Cervejaria Seo Carneiro

11. Cervejaria Sonora

Cervejaria Sonora

Nascida em Paulínia interior de SP desde 2018, a micro cervejaria SONORA tem como missão criar as melhores cervejas para os paladares mais exigentes. Acreditamos na democratização da cerveja artesanal local e em todo Brasil. A SONORA desafia os consumidores a vivenciarem uma experiência com cervejas marcantes em suas produções de até 8mil litros mês atualmente, com capacidade de 16mil litros mês, produzindo suas próprias receitas de linha catalogadas e sazonais.
Buscando criatividade e inovação, experimentamos novos insumos criação de receitas sem medo de errar para trazer ao consumidor mais exigente sabores para quem vibra na mesma “frequência” SONORA.


12. Cervejaria St Kitts

13. Cervejaria Donnerstag

Cervejaria Donnerstag

"Um Templo Cervejeiro, fruto de um processo que alia técnica a paixão, conhecimento e sensibilidade, atenção e cuidados especiais."

https://www.instagram.com/donnerstagcervejaria/

14. El Coyote Cervejaria Artesanal

15. Cervejaria GBK Barossa

16. Neo Clássica Cervejaria

17. Sancta Cervejaria

Sancta Cervejaria

"A Sancta Cervejaria produz e comercializa cerveja artesanal. Somos apaixonados pelo oque fazemos. A alquimia da produção de cerveja mistura várias ciências com arte. Nosso Bar/Restaurante é um espaço artístico-cultural dedicado a criar experiências gastronômicas únicas, um ambiente pensado para proporcionar grandes momentos. Nossas 12 torneiras sempre com chopp muito fresco e novidades para experimentar. Nossa cozinha com porções, sanduíches e burgueres de dar água na boca. Música ao vivo, exposições de arte, harmonização de cerveja, standup comedy, jogos e muita diversão. Prezamos pelo atendimento amigável e eficiente, buscando sempre a excelência."

18. HOPBEER

HOPBEER

 Elaborada para beber em grandes quantidades, fornece um ainda maior drinkability, agregado a uma explosão de aroma cítrico, devido à massiva quantidade de lúpulo no dry hopping. De amargor e corpo médio, nossa Single Mosaic veio para diferenciar seu paladar.

19. Itaici Cervejaria

Itaici Cervejaria

O nosso nome não poderia ser diferente, uma homenagem ao bairro onde instalamos nossa cervejaria. A cidade de #Indaiatuba é onde escolhemos montar a nossa cervejaria. Famosa pelo sol quente, belo mosteiro, inúmeras chácaras e casas de campo, além de seus lindos parques e agora ela terá o seu primeiro #brewpub.
E você sabe o que significa essa palavrinha? É produção de cerveja (brew) e bar (pub) em uma só palavra, ou melhor, em um só local. Então, por aqui, teremos cervejas muito frescas nos mais variados estilos cervejeiros, para todos os paladares, curtir todas as produções feitas aqui dentro, enquanto belisca uma das opções preparadas no nosso cardápio e, o melhor de tudo vendo como faz uma cerveja!
Na Itaici, temos o sistema de autosserviço da @easychopp em todas as torneiras. Assim, você pode abastecer o quanto quiser no copo e repor conforme a sua sede. Além disso, você ainda pode mostrar todo o seu talento na hora de tirar o seu chope.
Temos diversos estilos para agradar a todos os paladares. Conta para a gente, quais deles não podem faltar nas nossas torneiras?

https://www.facebook.com/itaicicervejaria

20. Kalango Cervejaria Artesanal | Chopp & Burger | BAR

Kalango Cervejaria Artesanal | Chopp & Burger | BAR

"A Kalango Cervejaria produz cervejas especiais segundo os mais altos padrões de qualidade, usando somente ingredientes selecionados, sem aditivos e conservantes. Criando e reinterpretando os estilos clássicos buscamos sempre a melhor experiência aos nossos bebedores. Cervejaria artesanal estabelecida na cidade de Americana-SP, desde 2014, resultado da paixão pela arte da boa cerveja. Paixão que transformou um hobby em ofício e uniu a família em torno da cerveja. Estava criada a Kalango Cervejaria." 
Possui um bar na fábrica com possibilidade de visita guiada à produção.

https://www.facebook.com/KalangoCervejaria/

21. Cervejaria Garimpero

22. Cervejaria Berggren

23. Tesla Cervejaria

Tesla Cervejaria

A Tesla cervejaria traz pra você um universo de inovação e de muita personalidade, inspirada nos maiores gênios ( e malucos ) da história da humanidade..

-

conheça nossos parceiros para este roteiro:

Agências de Turismo Receptivo

Guias