Palácio da Justiça



 

Esse prédio foi inaugurado em 1942. Tem relação direta com a intervenção feita na cidade pelo Plano de Melhoramentos Urbanos, de Prestes Maia.
Houve clara intenção de “monumentalizar” o edifício, mesmo que destituindo-o de toda a ornamentação excessiva do período eclético anterior, manifestada pela sua implantação em nível mais alto, com a escadaria conduzindo à entrada principal e sua localização em esquinas, o que valoriza a volumetria. O seu estilo fica entre o Art Déco e o Moderno, pois ainda predominam os cheios sobre os vazios, a divisão do volume em embasamento, corpo e coroamento, típico do Art Déco.
O prédio foi projetado pelo Engenheiro e Arquiteto José Maria da Silva Neves, com um grande poço de ventilação e iluminação central interna. O acabamento é primoroso e luxuoso, sendo de mármore em todas as áreas de circulação e elevadores. Tanto a alta porta principal de acesso quanto as laterais têm esquadrias de ferro com gradis formando desenhos geométricos simétricos, típicos do Art Déco. Na fachada principal estão duas imagens alusivas à justiça em tamanho real, de bronze, do artista Lélio Colluccini.

Local:
Praça Guilherme de Almeida, Rua Regente Feijó, s/n - Centro, Campinas - SP, 13010-100

Telefone:
(19) 3236-8222
Categorias
Utilidade Pública
Roteiros:
Jornada do Patrimônio - Roteiro Urbano