Igreja de São Benedito



 

"A Paróquia São Benedito (Centro) foi criada em 16 de agosto de 1966 por decreto do arcebispo metropolitano, dom Paulo de Tarso Campos. No entanto, a devoção a São Benedito e a construção de um templo consagrado a ele é bastante antiga, data de 1839. A realização dessa iniciativa deve-se ao escravo liberto Tito de Camargo Andrade, mestre Tito, como era conhecido. Mestre Tito sonhava com um templo onde os escravos se sentissem no que era seu, para louvarem a Deus como os brancos o faziam. Para isso, buscava esmolas e donativos de porta em porta. Conseguiu a concessão do terreno anexo ao jazigo do Cônego Melchior Fernandes Nunes de Camargo, junto ao cemitério de escravos. 
O velho devoto de São Benedito não pôde ver concretizado seu sonho. Morreu no dia 2 de janeiro de 1882. Após o seu falecimento, as obras da igreja estiveram paralisadas até que a Sra. Dona Ana de Campos Gonzaga tomou para si a enorme e difícil tarefa de concluir o templo. As obras continuaram e ficaram concluídas em 1885, sendo a nova igreja inaugurada no dia 11 de outubro. O retrato do mestre Tito encontra-se no interior do templo, ladeado pelo retrato de dona Ana de Campos Gonzaga. Em 1897, passou a funcionar, em um prédio anexo ao templo, o Colégio São Benedito, primeira escola para negros no Brasil.
A atual igreja tem outra fisionomia, porque passou por grandes reformas. Em 1926, a direção espiritual da Igreja de São Benedito foi confiada à Congregação dos Estigmatinos, nas pessoas do padre Fortunato Mantovani, primeiro reitor, auxiliado por padre Júlio Sief e Irmão Luiz Abram."

MIssas: Seg. a Sex. às 7h, Sab. 15 e 19h, Dom. 07:30, 11 e 19h.

Local:
Rua Cônego Cipião, 772 Centro - Campinas

Site/Blog:
http://www.saobeneditocampinas.com.br
Telefone:
(19) 3234-8269
Categorias
Lazer e Entretenimento
Roteiros:
Roteiro Afro