Instituto Penido Burnier



 

Em 1907 Dr. João Penido Burnier fazia sua primeira viagem de estudo à Paris, onde já formado, idealizava seu Instituto no Brasil. Em 1910 ao se estabelecer em Campinas/SP, como médico da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, vislumbrou a aproximação de seu grande sonho – o Instituto Oftálmico de Campinas, que fundou em 1920, e que recebe o nome de Instituto Penido Burnier (IPB) desde 1923.
Já em 1927, foi fundada a Associação Médica do Instituto Penido Burnier, com o intuito de se promover o encontro entre as atividades médicas e científicas do hospital.
Data de 1932 a primeira publicação dos Arquivos do Instituto Penido Burnier, uma das mais antigas revistas da especialidade.
O Instituto também participou na criação da Faculdade de Ciências Médicas de Campinas, cuja aula inaugural foi ministrada em 1963 pelo Dr. Antônio Augusto de Almeida, seu primeiro diretor e oftalmologista do IPB. Durante muito tempo Dr. Almeida participou daquela, que se transformaria numa grande universidade, a UNICAMP.
Conhecido como o hospital que atende casos complicados, o IPB se tornou uma referência ao longo dos anos. Por ali já passaram pessoas ilustres como presidentes, governadores e embaixadores, que naturalmente proporcionaram fama e projeção ao Instituto.
O Instituto Penido Burnier é um hospital especializado em doenças dos olhos desde 1920. Oferece através de seu corpo clínico especializado em oftalmologia, consultas, exames complementares e tratamentos, sejam clínicos, a LASER ou cirúrgicos, aplicáveis às diversas patologias oculares. O principal edifício de seu conjunto arquitetônico tem 7 andares, localizado na Av. Andrade Neves, n. 683, em Campinas/SP. Ocupando uma área total de quase 10.000 m2.
Há uma outra entrada no hospital, na qual localiza a recepção de consultas, e fica situada à Rua Dr. Mascarenhas, n. 249.
O primeiro andar da edificação é ocupado pelas recepções central e de consultas, arquivo, Excimer Laser, biblioteca, anfiteatro, lanchonete, sala de consulta de emergência bem como consultórios médicos. No segundo andar estão localizados a secretaria de procedimentos/internação hospitalar, sala de adaptação de lentes de contato, salas de exames, centro cirúrgico, laboratório, sala de avaliação pré-anestésica, além de consultórios médicos. No terceiro andar, além de estar ocupado também por consultórios oftalmológicos, é onde se situam as enfermarias e quartos, bem como a parte administrativa do hospital e refeitório de funcionários. No último andar do edifício está localizada a capela e o museu da Oftalmologia. Os demais andares do edifício estão à disposição de outras áreas médicas.
O Instituto atende em média 4.000 consultas por mês, com 350 cirurgias ao mês, tendo capacidade para internação de 20 leitos.
Parte do prédio é tombado pelo CONDEPACC, processo Nº 31/08


Local:
Av. Andrade Neves, 683 - Botafogo, Campinas - SP, 13013-161

Sempre Aberto

Site/Blog:
https://penidoburnier.com.br/
Email:
penido@penidoburnier.com.br
Telefone:
(19) 3232-5866 / (19) 99918-7271 / (19) 99958-8825
Categorias
Utilidade Pública
Roteiros:
Jornada do Patrimônio - Roteiro Hospitalar