Hospital Beneficência Portuguesa



 

Fundado em 29 de Julho de 1870, o Hospital Beneficência Portuguesa acompanha a evolução tecnológica na área médica. Foi um dos primeiros a usar a hidroterapia (1882), a iluminação a gás (1885) e Raios X (1898). 
A sede atual, projetada em 1930, por Ricardo Severo, reporta-se a referências do estilo neoclássico e barroco do repertório de tendências do ecletismo na arquitetura no século XIX. 
Foi feita uma reforma nas alas laterais e demolida a parte central do edifício existente, onde havia uma torre com relógio, construída em 1896. Na ocasião, construiu-se também o Pavilhão Barbosa de Barros no piso superior do corpo central do edifício, como resultado da ampliação do programa que englobou sala de cirurgia, administração, biblioteca, elevadores, apartamentos com banheiro, enfermarias, salas de curativos e de isolamento, estufa para descontaminação, entre outros espaços hospitalares. 
Na área externa principal foi feito o calçamento com mosaicos alusivos às navegações portuguesas - a caravela com a cruz de Malta e, no gradil do portão, o globo anilar –, que representam a grandeza do povo português na Era dos Descobrimentos.

Processo de Tombamento n°008/01 - Hospital Beneficência Portuguesa - Resolução n° 064/06

Local:
Rua Onze de Agosto, 557

Sempre Aberto

Site/Blog:
www.beneficenciacamp.com.br
Email:
beneficenciacamp@beneficenciacamp.com.br
Telefone:
(19)3739-4000
Categorias
Utilidade Pública
Roteiros:
Jornada do Patrimônio - Roteiro Hospitalar