Vera Cruz Casa de Saúde Campinas



 

No fim do século XIX, precisamente em 1881, um grupo de imigrantes italianos sentiu a necessidade de melhorias para a comunidade em Campinas, sendo elas destinadas à educação e à saúde. Para sanar tais carências foi concebida uma escola e uma casa de caridade, o Circolo Italiani Uniti. Posteriormente, o local se tornaria um centro recreativo, cultural e beneficente para atender os filhos e conterrâneos da Itália.
Dessa forma, uma reunião realizada no Teatro São Carlos oficializou a fundação da Sociedade Italiana em Campinas, no dia 17 de abril de 1881, expandindo novas perspectivas e horizontes para o Circolo Italiani Uniti.
 Atendendo pedidos da Diretoria do Circolo, em 10 de junho de 1884, a Câmera Municipal de Campinas concedeu uma área, localizada na Praça Riachuelo, para o início das obras do hospital e da escola. Meses depois, a pedra fundamental da sede própria foi lançada, a partir do projeto idealizado pelo engenheiro Samuele Malfatti e com a valiosa colaboração do renomado engenheiro e arquiteto Ramos de Azevedo. Mesmo em obras, e já repleto de histórias, o prédio começou a ser usado como sede oficial do Circolo Italiani Uniti.
 Após anos difíceis com os males da febre amarela, e posteriormente com os efeitos avassaladores da gripe espanhola, os italianos continuavam inspirados e motivados a tornar o Circolo um verdadeiro hospital.
 Em 1938, os efeitos da guerra chegam ao país, obrigando o Circolo, por força do Decreto de Lei nº 383, da República Brasileira a alterar seus estatutos e medidas para não fechar suas dependências. Dessa forma, em 20 de setembro de 1942, o Circolo realizou uma assembleia geral, destinada a fundar uma sociedade civil, com fins filantrópicos, para constituir na cidade um hospital brasileiro, chamado Casa de Saúde Campinas, em homenagem à cidade.
 Hoje, a Casa de Saúde Campinas é um hospital completo, reconhecido e respeitado nacionalmente por sua história de sucesso na saúde de Campinas, além de ser pioneiro no transplante renal no interior do Estado de São Paulo.

Local:
Praça Dr. Tófoli, 28 - Centro, Campinas - SP, 13015-240

Sempre Aberto

Site/Blog:
https://www.casadesaudeveracruz.com.br/
Email:
ouvidoria@hospitalveracruz.com.br
Telefone:
(19)3736-3400
Categorias
Utilidade Pública
Roteiros:
Jornada do Patrimônio - Roteiro Hospitalar