Instituto Agronômico de Campinas - IAC - Fazenda Santa Elisa / Centro Experimental de Campinas (CEC)



 

O Centro Experimental Central (CEC), localizado em zona periurbana de Campinas, proporciona apoio operacional e logístico às necessidades da pesquisa científica e tecnológica do Instituto Agronômico. O CEC, conhecido como “Fazenda Santa Elisa”, tem 692 hectares e 14 km de divisas. O espaço total é dividido em três áreas distintas: agrícola, urbanizada e ambiental.
Área agrícola: ocupando 55% da fazenda é destinada à experimentação e produção de sementes melhoradas. O solo, de diversos tipos, é altamente fértil, produtivo e adequado para o cultivo de plantas anuais e perenes, de clima tropical, subtropical e temperado.
Área urbanizada: ocupa 10% da unidade com sete centros de pesquisa (Café, Grãos e Fibras, Horticultura, Solos, Ecofisiologia e Biofísica, Fitossanidade e Recursos Genéticos Vegetais), outras unidades de infraestrutura (subfrota, pátio de máquinas agrícolas e armazéns). Os prédios de pesquisa e administração, laboratórios e estufas são rodeados por bosques, gramados e coleções raras de plantas nativas e exóticas.
Área ambiental: ocupa 35% da fazenda com áreas ciliares, cerrados, várzeas, Mata Santa Elisa, nascentes, córregos e represas. As primeiras águas do Ribeirão Quilombo, afluente do rio Piracicaba, nascem nessa área ambiental.

Local:
Av. Dr. Theodureto de Almeida Camargo, 1500 - Jardim Nossa Sra. Auxiliadora, Campinas - SP, 13075-630

Site/Blog:
https://www.iac.sp.gov.br/areadoinstituto/experimental/
Email:
cec@iac.sp.gov.br
Telefone:
(19) 3202-1650 / 3202-1675 / 3202-1676
Categorias
Utilidade Pública
Roteiros:
Roteiro Rural