Largo de São Benedito



 

Na região do centro tradicional da cidade, o Largo São Benedito é testemunho das inúmeras transformações históricas, sociais e culturais pelas quais Campinas passou ao longo do tempo.
Entre 1753 e 1774, o atual Largo São Benedito abrigou o Cemitério Bento do bairro rural do Mato Grosso. Nesse período, nos primórdios da formação de Campinas, este era apenas um povoado, marcado pela agricultura de subsistência. Era uma das inúmeras unidades auto-suficientes, dotadas de sociabilidade própria, que se achavam disseminadas pelo "sertão" paulista, sendo formado por moradias rurais - ranchos, sítios, fazendas - interligadas por caminhos, picadas e picadões.
A partir de 1774 (momento em que o bairro rural é elevado à condição de Freguesia), Campinas ganha uma nova dinâmica econômica, marcada pela passagem da agricultura de subsistência ao latifúndio monocultor e agro-exportador. Na esteira dessas transformações, o antigo cemitério foi renomeado como "Cemitério dos Cativos", passando a receber escravos das fazendas, primeiro de açúcar e depois de café, até 1848.
A partir de 1848 passa a se chamar "Campo da Alegria" e a abrigar a forca, então transferida do Largo Santa Cruz. O Largo São Benedito transforma-se em logradouro público no ano de 1913, quando é ajardinado e arborizado. Contando com 17.040 metros quadrados, o Largo São Benedito era conhecido popularmente como "Jardim São Benedito", muito embora sua denominação oficial fosse, até 1982, "Praça D. Pedro II".
Em 1982 a Câmara Municipal altera sua denominação para Praça Prof. Sílvia Simões Magro.

Local:
Ruas Cônego Cipião / Duque de Caxias / Irmã Serafina / Boaventura do Amaral

Sempre Aberto

Categorias
Lazer e Entretenimento