Monumento Bicentenário de Campinas



 

Inaugurado em 1974 com finalidade de comemorar o bicentenário da cidade. Concebido pelo escultor Lélio Coluccini, situa-se no antigo Largo das Andorinhas, inteiramente remodelado para recebê-lo.
O monumento foi criado com base em dois elementos fundamentais: o número dois, alusivo ao Bicentenário da cidade, e o crescimento vertiginoso de Campinas nos últimos anos. Esses elementos explicam a peça básica da obra, executada em concreto aparente, com vinte e oito metros de altura, sete metros de largura e sete metros e meio de comprimento.
Possui em sua parte frontal, saindo da base uma figura em bronze de uma mulher coroada com quatro metros de altura, segurando o "Brasão de Campinas" e com uma área vazada no peito, em forma de coração.
A figura representa a "Princesa do Oeste", que tem o coração aberto a quantos procurarem a cidade e a todos os seus filhos. O pilar básico possui a data da fundação da cidade em bronze na sua base e a data do Bicentenário no alto. "Concebido com muita arte, o monumento, apesar de suas grandes dimensões, possui leveza e finura de estilo, constituindo-se numa das mais belas obras de arte públicas de Campinas"


Local:
Av. Benjamin Constant, 1633 - Centro, Campinas - SP, 13010-142 / Lar das Andorinhas, S/N - Centro, Campinas

Sempre Aberto

Categorias
Patrimônio Histórico