Mata de Santa Genebra

História

"No fim do século XIX, a área conhecida hoje como Mata de Santa Genebra pertencia à Fazenda de Santa Genebra, de propriedade do Barão Geraldo de Resende. Era, à época, uma fazenda modelo de produção de café. No início do século XX, a fazenda passou por dificuldades e foi leiloada, sendo administrada por José Pedro de Oliveira. Em 1981 a viúva de José Pedro doou parte da mata ao município de Campinas, com o desejo de que fosse conservada.
 A Fundação José Pedro de Oliveira que administra a ARIE Mata de Santa Genebra, desenvolve projetos visando a preservação da área e envolve a comunidade através da educação ambiental voltada para alunos das escolas da rede pública e privada, bem como instituições e entidades. 
O Borboletário, Instalado em uma área de 3 mil metros quadrados, é um complexo composto por um viveiro de borboletas, casa de criação, jardim e um pequeno viveiro de plantas utilizadas para a alimentação das lagartas, permitindo a criação e monitoramento das mais de 600 espécies existentes no local. Essa abundância é justificada pela biodiversidade existente na reserva."

Visitas

A Mata de Santa Genebra tem visitações autoguiadas e com grupos organizados.
O passeio autoguiado é realizado com inscrição prévia, mediante disponibilidade de vaga pelo endereço eletrônico: https://www.fjposantagenebra.sp.gov.br/visita-autoguiada
Já para os grupos organizados, como entidades educativas, culturais, filantrópicas e assistenciais, a data deve ser previamente acertada por telefone ou por e-mail.

Conheça a Mata Santa Genebra a partir de outro ponto de vista:
https://www.cnpm.embrapa.br/projetos/Ver-Te-Verde/fazenda_genebra.html#header5-6d 

https://www.facebook.com/matadesantagenebra/
https://www.instagram.com/matasantagenebra/

Informações

Local:
R. Mata Atlântica, 447 - Bosque de Barão Geraldo Campinas - SP - CEP: 13082-755
Horário de funcionamento:

# Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
Abre
09:00
09:00
09:00
09:00
09:00

Fechado

Fechado

Fecha
17:00
17:00
17:00
17:00
17:00

Fechado

Fechado

Site/Blog:
http://www.fjposantagenebra.sp.gov.br
Email:
contato.fundacao@fjposantagenebra.sp.gov.br
Telefone:
(19) 3749-7200
Categorias
Lazer e Entretenimento
Coleções:
Observação de Aves