Basílica Nossa Senhora do Carmo



 

A Basílica Nossa Senhora do Carmo (também conhecida como Basílica do Carmo) é uma basílica que se localiza no Largo do Carmo, centro de Campinas. Foi originalmente a igreja Matriz da cidade e em torno da qual Campinas se desenvolveu.
O prédio original foi iniciado em 14 de julho de 1774, com a primeira missa, quando da fundação da paróquia e da cidade de Campinas. Era uma matriz provisória, coberta de sapé, localizada onde hoje se encontra o monumento a Carlos Gomes. Essa matriz provisória funcionou desde a fundação da cidade até que estivesse pronta a matriz definitiva, inaugurada em 25 de julho de 1781. Esta igreja foi sede da freguesia (paróquia) de Nossa Senhora da Conceição, durante o período do Brasil-colônia e Império.
Em 1870, a Catedral de Nossa Senhora da Conceição (que ainda estava em construção) passou à condição de matriz, mas como a população à época não quis que a antiga matriz perdesse a condição de paróquia[1], foi feita a divisão do núcleo urbano de Campinas em duas paróquias, a da "Matriz Nova" (a Catedral) e a da "Matriz Velha".
Esta "Matriz Velha" foi praticamente destruída na década de 1920, com exceção do altar-mor e das torres, para a construção da igreja hoje existente, com inspiração no estilo neogótico.
Pretendia-se construir um templo amplo e alto, como as igrejas góticas da Europa mas, com a crise do café e o empobrecimento dos cafeicultores locais, acabou-se concluindo a construção com dimensões muito inferiores às desejadas.
A Igreja de Nossa Senhora do Carmo foi elevada à condição de Basílica por decreto do Papa Paulo VI em 6 de novembro de 1975, por ter sido a primeira igreja da cidade de Campinas. A Basílica do Carmo guarda os restos mortais de Francisco Barreto Leme, o fundador da cidade de Campinas, ali sepultado em 9 de abril de 1782; Na igreja foram batizados o maestro e compositor Carlos Gomes e o político Francisco Glicério.
Domingo no horário das missas há atendimento na Secretaria .

https://www.facebook.com/basilicadocarmocampinasoficial

Local:
Rua Barão de Jaguara, s/n - Centro, Campinas - SP, 13013-250

Site/Blog:
http://arquidiocesecampinas.com/location/paroquia-nossa-senhora-do-carmo-basilica/
Email:
basilicadocarmo@arquidiocesecampinas.com
Telefone:
(19) 3231-2327 / Fax: (19) 3231-7032 / (19) 99975-0906
Categorias
Lazer e Entretenimento