Aeroclube dos Amarais



 

O Aeroclube de Campinas foi fundado em 25 de Maio de 1939 e desde sua criação tem suas operações sediadas no Aeroporto Campo dos Amarais, em Campinas. Lugar de fácil acesso localizado a noroeste da cidade, às margens da Rodovia Dom Pedro I e próximo à Rodovia Anhanguera.
No período anterior a segunda guerra mundial, a aviação já estava se fortalecendo no mundo e com o desenvolvimento da tecnologia, as aeronaves se tornavam ainda mais modernas e complexas. Com a falta de mão de obra civil qualificada, o Governo Brasileiro propiciou a formação de entidades denominadas Aeroclubes, que por finalidade devem prestar serviços de socorro emergenciais à sociedade além de treinar pilotos para as novas companhias aéreas e para a aeronáutica.
Em 1938 o Governo da Alemanha patrocinou inúmeras feiras industriais no Brasil, um país até então com uma indústria em desenvolvimento. Ao término de uma dessas feiras ocorrida na cidade de Campinas, os galpões trazidos da Alemanha para esses eventos foram doados para o governo Brasileiro e posteriormente para o Aeroclube de Campinas.
Com uma área doada pelo Instituto Brasileiro do Café ao Governo do Estado de São Paulo e um galpão transformado em hangar, nasceu o Aeroclube de Campinas e o Campo dos Amarais, um dos primeiros aeroportos do interior de São Paulo.
A partir de 1939, o AeroClube passou a operar neste hangar doado pelo governo Alemão. De arquitetura clássica e robusta, o hangar Aladino Selmi, construído de ipê e com uma área de aproximadamente 400m², é uma das poucas estruturas do tipo operacionais nos dias de hoje e se tornou um dos símbolos do aeroclube. Devido a um grande crescimento nos últimos anos, conquistado pelo reconhecimento da sua excelência e padronização dos cursos de voo por instrumentos e multimotor, o aeroclube opera, desde 2011 em mais dois hangares, ficando o primeiro destinado à aviação desportiva. Após décadas de operação, o Aeroclube de Campinas somava até 2008 mais de 1100 alunos formados, desde pilotos desportivos a pilotos comerciais.
Em 28/09/2013, o Aeroclube de Campinas inaugurou seu centro histórico, que reúne fotos, objetos, cartas, jornais, maquetes, prêmios e aeronaves que resgatam a história da aviação na cidade. O objetivo do centro é resgatar a história do Aeroclube. O acervo foi colhido desde 2007 e é formado por peças de arquivos e material doado por antigos associados. A inauguração contou com a presença de sócios antigos, do prefeito da cidade, Jonas Donizette, do astronauta Marcos Pontes, do vereador Rafael Zimbaldi, de controladores de voo da torre do Aeroporto de Viracopos e de um representante do Seripa, além do Daesp Campinas. O Aeroclube de Campinas passou a ser o terceiro aeroclube do Brasil a ter um Centro Histórico.


Funcionamento Secretaria
Horário comercial de segunda a sexta.
08h00 as 11h30
13h00 as 18h00
Sábados, domingos e feriados, escala de plantão.


https://www.facebook.com/aeroclubedecampinas/


Local:
Rua Sylvia da Silva Braga, 415 - Jardim Santa Monica, Campinas - SP, 13082-080

Site/Blog:
http://aeroclubedecampinas.com.br/
Email:
secretaria@aeroclubedecampinas.com.br
Telefone:
(19) 3746-7200 / (19) 98123-9431
Categorias
Utilidade Pública