Jockey Club Campineiro

 

História


"O prédio do Jockey Club Campineiro, é uma das joias de arquitetura da cidade. Projetado pelo engenheiro Augusto Lefréve, com fachada e decoração interior inspirados nos palacetes franceses do final do século XVIII, foi inaugurado em 1925, construído para ser sede do Jockey Club Campineiro, fundado em 19 de setembro de 1877 por Antônio Egídio de Sousa Aranha, Francisco Elisiário, Francisco José de Camargo Andrade e José Francisco Aranha. Suas praças de corridas foram os extintos Hipódromos do Bonfim e da Boa Vista.
A área de 1.638 metros quadrados e quatro pavimentos, movimentou muito dinheiro com as apostas das corridas de cavalo. Da época da conclusão de sua sede até a década de 1970, o clube viveu um período de muito movimento, sendo palco de grandes festas da sociedade Campineira, recitais de piano, violino e canto das famílias tradicionais.
Em 09 de maio de 1974, foi disputado o último páreo no Hipódromo da Boa Vista. Com o fim das corridas de cavalos em Campinas, o clube entrou em decadência mas continuou a existir. O prédio foi completamente revitalizado, passando a abrigar além da sede do clube e de um restaurante pré-existente, uma casa noturna. Em 2008, a revitalização do edifício do Jockey Club foi concluída com a instalação de um projeto luminotécnico.
Processo de tombamento nº 04/93."

Principais atrações


Elevador

O prédio abriga o primeiro elevador de Campinas, modelo conduzido por ascensorista e com grades sanfonadas no lugar das portas. O equipamento, datado de 1906, funciona normalmente e está em perfeito estado de conservação.

Arredores

No passeio a pé para contemplar a fachada do Jockey Club, também pode-se conhecer o Monumento Túmulo do Compositor e Maestro Carlos Gomes, que fica na mesma praça. Para completar o tour, vale uma parada em alguns dos bares e lanchonetes que servem os clientes com mesas na calçada.

Dicas e Curiosidades

Às quintas-feiras, das 9h às 15h, a Praça Bento Quirino, ao lado do Jockey, recebe uma feira de artes e artesanato. No local também há barracas de quitutes como; pastéis, tortas, bolos, entre outros.
O palacete foi tombado como patrimônio histórico de Campinas em 1994.
Visitas ao interior do prédio mediante agendamento. É necessário ligar para a secretaria do clube (19 3232-1680) que funciona das 13h30 às 18h30, de segunda a sexta-feira.
O primeiro andar do clube está alugado para uma casa noturna, que promove baladas nas noites de sexta e sábado, a partir das 23h.

Informações

Local:
Av. Dr. Tomas Alves, n°39 Praça Antônio Pompeu - Centro

Email:
contato@jockeyclubcampineiro.com.br
Telefone:
(19)3231-2181/ (19) 3232-1680
Categorias
Lazer e Entretenimento
Roteiros:
As Sete Maravilhas de Campinas