Busto Anibal de Freitas



 

Aníbal Freitas nasceu em Rezende, no Rio de Janeiro, em 15 de julho de 1885. Era filho de Francisco Augusto Freitas e Maria Eugênia Oliveira Freitas. Cursou os preparatórios parcelados à Faculdade de Direito, e ingressou na Faculdade de Farmácia em 1903.
 Em 1909, Aníbal Freitas candidatou-se à cadeira de Física e Química, do então Ginásio do Estado de Campinas, obtendo neste concurso a primeira classificação, conquistando, assim, a cátedra que durante tantos anos muito honrou. Conseguiu, em 1911, a cadeira  de História Natural.
Em 1923, elegeu-se vereador à Câmara Municipal de Campinas, sendo escolhido Presidente do Poder Legislativo, posto que ocupou até 1930.
Foi nomeado diretor do Colégio “Culto à Ciência”, em 1928, no qual foi posteriormente efetivado, aposentando-se depois de 35 anos de trabalhos efetivos em prol da educação de Campinas.
O professor Aníbal Freitas lecionou durante muitos anos em diversos colégios campineiros: Ateneu Paulista, Cesário Mota, Diocesano Santa Maria, Progresso Campineiro,e, foi um dos fundadores da Escola de Comércio “Bento Quirino”
Exerceu a cátedra de Física Geral e Experimental, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, da Universidade Católica de Campinas.
Foi autor de inúmeros trabalhos e obras, tais como: “Noções de Química Geral”, “Curso de Física”, em três volumes,  dentre outros.
O busto do professor Aníbal Freitas está presente no contorno do Colégio "Culto à Ciência", defronte ao Ginásio de esporte Alberto Krum, na Rua Hércules Florence.

Local:
Praça Aníbal de Freitas, S/N - Botafogo, Campinas

Sempre Aberto

Categorias
Patrimônio Histórico