Caravela (Lagoa do Taquaral)



 

A caravela da Lagoa do Taquaral foi construída no próprio local e inaugurada em 1972. A embarcação é réplica da nau Anunciação que trouxe Pedro Álvares Cabral às terras brasileiras em 1500. 
Para isso, o Museu da Marinha Nacional, no Rio de Janeiro, enviou na época documentos e plantas da caravela original. A nau campineira tem 28,30 metros de extensão e 38 metros de altura, enquanto que a largura máxima é de 8,5 metros. Pesa entre e 80 e 100 toneladas e possui cinco andares.
Restauro 
Para resgatar de forma fiel as características da embarcação, foram utilizados materiais específicos e mão de obra artesanal. O trabalho minucioso ofereceu riscos como, por exemplo, durante a movimentação do barco. Foram substituídos todos os arranjos estruturais como piso do convés, revestimentos, do casco. Também foram aplicados produtos para preservar a madeira, pintura, reconstrução de todo o sistema de mastreação como mastros, velas. 
Para a confecção das velas foi preciso de aproximadamente 400 metros de tecido, 1,3 mil metros de corda e 400 metros de cabo de aço, além de mais de 160 peças como roldana, sapatilha e moitão que compõem a engrenagem para instalação e movimentação das velas. 
Todo o trabalho de restauro foi feito de forma artesanal, com a utilização de madeiras nobres como garapeira, ipê e cumaru, por carpinteiros da Prefeitura que montaram a Nau peça a peça sob a coordenação de engenheiros e arquitetos.

Local:
Av. Dr. Heitor Penteado, 6 - Taquaral, Campinas - SP, 13075-460
Horário de funcionamento:

# Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
Abre

Fechado

Fechado

Fechado

Fechado

09:00
09:00
09:00
Fecha

Fechado

Fechado

Fechado

Fechado

17:00
17:00
17:00
Categorias
Lazer e Entretenimento