Observatório Municipal Jean Nicolini

História


Inaugurado em 1977 como Estação Astronômica de Campinas, foi o primeiro observatório municipal do Brasil, além de ser pioneiro na oferta de ação educativa regular.
Tem como missão congregar indivíduos interessados na prática da astronomia; divulgar a astronomia entre os estudantes e o público em geral; manter intercâmbio científico entre entidades congêneres; realizar pesquisas no campo da astronomia e ciências afins.

Equipamentos


Telescópio de 250 mm

Instrumento Marca Mead, Modelo Starfinder de 250mm, tipo refletor Newtoniano, em montagem equatorial, abrigado em prédio próprio, com teto sistema holl-off de 2.5 x 3.5m, com as seguintes características.

Telescópio de 400 mm

Instrumento marca Carl Zeiss, constituído por 3 equipamentos, instalados na mesma estrutura, com montagem equatorial alemã, abrigado em uma cúpula Zeiss de 8 m de diâmetros, motorizada e revestida de cobre na parte externa e madeira na parte interna, com as seguintes características.

Telescópio de 500 mm

Instrumento marca Carl Zeiss, constituído por 3 equipamentos, montados na mesma estrutura, com montagem equatorial alemã, abrigado em prédio próprio, com teto sistema holl-off de 3 x 5 m, com as seguintes características.

Telescópio de 600 mm

Instrumento Marca Group Mod.128, constituído por 2 equipamentos, instalados na mesma estrutura, com montagem equatorial, abrigado em prédio próprio, com cúpula motorizada de 5.80 m de diâmetro, com as seguintes características.

Agendamento


A visitação pública de grupos em geral, de observadores amadores e de pesquisadores deverá ser feita com agendamento prévio, por meio de documento dirigido ao Chefe do Observatório, no qual deverá constar:

Nome da instituição e CNPJ;
Nome completo do responsável, endereço completo, telefone;
Data e horário pretendidos;
Faixa etária dos visitantes, quando for o caso;
Série ou ano escolar, quando for o caso;
Número de visitantes, sendo, no máximo, 50 pessoas;
Finalidade;
Nome dos visitantes, no caso de observadores amadores ou pesquisadores.

Os observadores amadores que não tenham vínculo institucional, desde que possuam conhecimento na área, poderão solicitar o agendamento em nome de pessoa física, devendo constar, no entanto, o número do CPF e do RG do responsável, bem como seu endereço no requerimento.

Confira mais informações, programação mensal do Observatório e de outros museus do município em:
https://portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/cultura-e-turismo/pagina/museus-e-observatorio

Informações

Local:
Estrada do Capricórnio, s/nº – Serra das Cabras - Distrito de Joaquim Egídio
Horário de funcionamento:

# Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
Abre

Fechado

15:00
15:00
15:00
15:00

Fechado

17:00
Fecha

Fechado

21:00
21:00
21:00
21:00

Fechado

21:00
Site/Blog:
http://www.campinas.sp.gov.br/governo/cultura/museus/omcjn/index.php?idMuseu=11&sigla=OMCJN
Email:
observatorio.municipal@campinas.sp.gov.br
Telefone:
(19) 3298.6566
Categorias
Lazer e Entretenimento
Coleções:
Ao ar livre