Academia Campinense de Letras



 

Fundado em 17 de maio de 1956, com o objetivo de reunir os literatos da cidade, tem por finalidade a cultura da língua portuguesa, o apreço  à literatura brasileira e a defesa do patrimônio cultural da nação, em especial on da região de Campinas. Ocupa hoje um prédio histórico em uma construção importante, que segue as norma arquitetônico dos antigos templos gregos. Na entrada do prédio está datado do ano de conclusão : MCMLXXVI (1976).
Composta por 40 cadeiras de acadêmicos de caráter vitalício, a ACL segue o mesmo formato da Academia Brasileira de Letras.
Concebida nos moldes consagrados de suas congêneres, congrega intelectuais e literatos da terra campinense com o fito primordial de promover as letras, incrementar a cultura e cultuar a história da cidade de Campinas.
No encalço destes objetivos, disponibiliza sua sede ao público em geral e aos intelectuais em particular congregando diversas entidades culturais que dela se servem para seus encontros e eventos, como a Academia Campinense Maçônica de Letras, o Centro de Poesia e Artes de Campinas (CEPAC), Casa do Poeta, além, evidentemente, do vasto programa da própria agremiação diversificado em palestras mensais proferidas por acadêmicos ou convidados, regularmente complementadas por apresentações musicais, premiações de artistas destacados, o mais das vezes, expositores da galeria de artes Lelio Coluccini, a qual permanentemente abre-se à comunidade de artes plásticas campinense para suas mostras e eventos.
O poder público ali encontra, analogamente, ambiente favorável e instalações adequadas para congressos, palestras e treinamento de pessoal docente, ligados à Secretaria Municipal de Educação, disponibilidade da qual não se exclui a rede particular de ensino do município.
O espaço reúne intelectuais e escritores da cidade em torno do saber e das artes.
Na programação mensal, palestras literárias e acadêmicas, mostra de artes plásticas e apresentações musicais."


https://www.facebook.com/academiacampinenseletras
https://www.instagram.com/academiacampinensedeletras/?utm_source=qr&igshid=MzNlNGNkZWQ4Mg%3D%3D


Local:
R. Mal. Deodoro, 525 - Centro, Campinas - SP, 13010-300
Horário de funcionamento:

# Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
Abre
08:00
08:00
08:00
08:00
08:00

Fechado

Fechado

Fecha
17:00
17:00
17:00
17:00
17:00

Fechado

Fechado

Site/Blog:
https://academiacampinensedeletras.org/
Email:
acl@academiacampinensedeletras.org
Telefone:
(19) 3231-2854
Categorias
Eventos e Negócios Lazer e Entretenimento