Centro de Cultura Caipira e Arte Popular de Campinas



 

"Fica situado no Casarão da Subprefeitura de Joaquim Egídio, em imóvel tombado pelo CONDEPACC em 2005.
O objetivo da Secretaria Municipal de Cultura é fortalecer e apoiar a cultura caipira na região, além de fornecer um amplo conjunto de ações através de exposições, apresentações musicais, cursos e oficinas, promovendo a divulgação e preservação deste patrimônio cultural."

História:
O casarão é uma construção remanescente do processo de formação do Distrito de Joaquim Egídio, onde descendentes de italianos, de escravos das antigas fazendas de café, migrantes mineiros e paranaenses ocupavam a região.

No local funcionava comércio destinado a população rural. A família Nalin, que exercia a alfaiataria, construiu o casarão, no auge da lavoura do café. Em 1929 houve uma redução drástica da população local, o que afetou o estabelecimento. A edificação foi subdividida inteiramente para abrigar cinco famílias, até a desapropriação do imóvel pela Prefeitura em 1981. O edifício foi restaurado em 1988, recuperando o que estava deteriorado.
A construção é formada por duas partes distintas: um bloco frontal, onde a fachada tem elementos importantes e diferenciadas, obedecendo o estilo neoclássico do final do século 19. A parte posterior é mais modesta, onde não aparecem os arcos e vincos das paredes.

(Imóvel a Rua Heitor Penteado, 1172. Processo de tombamento nº 02/03)

Local:
R. José Inácio, 14 - Joaquim Egídio, Campinas - SP, 13108-006
Horário de funcionamento:

# Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
Abre

Fechado

Fechado

Fechado

Fechado

Fechado

10:00
10:00
Fecha

Fechado

Fechado

Fechado

Fechado

Fechado

14:00
14:00
Site/Blog:
https://portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/cultura-e-turismo/pagina/museu-da-cidade
Email:
museudacidade@campinas.sp.gov.br
Telefone:
(19) 2116-0562
Categorias
Patrimônio Histórico Lazer e Entretenimento