Templo Budista Nambei Higashi Honganji de Campinas



 

O Budismo é o Caminho Último de Salvação para os seres viventes, que foi indicado há mais de 2.600 anos pelo Honrado do Mundo, o Buda Shakyamuni. O Jōdo Shinshū, ou Escola de Budismo Shin, é tal como ele foi vivenciado pelo Mestre Shinran.
Inclinando seus ouvidos para as palavras do Buda, o Mestre Shinran conseguiu discernir um inabalável alicerce para fundamentar sua existência como ser humano. Nela obteve a certeza de uma salvação real. Sua própria vida se constituiu, então, numa prova concreta dessa salvação, que se tornou um Grande Caminho Universal colocado ao alcance de toda a humanidade.
O Budismo é o Caminho do Despertar ensinado pelo Buda, o Desperto. Despertar para o quê? Despertar para a realidade de que somos seres humanos. Através desse despertar conseguimos a realização plena como seres humanos. Assim, o conteúdo concreto da salvação no Budismo nada mais é do que despertar para a realidade humana e alcançar a plena realização dessa realidade. Para dizer isso de uma forma mais íntima, posso dizer que despertamos para a realidade daquilo que nós mesmos somos e assim, alcançamos nossa plena realização.
Nós vivemos com a impressão de que sabemos o que é ser humano e que conhecemos o nosso eu. Entretanto, tal conhecimento não passa de uma construção ilusória e arbitrária de nosso egoísmo e de nossos caprichos. O Budismo nos chama para despertarmos desse sonho ilusório e para nos reerguermos a partir da realidade de nosso Eu Verdadeiro.
O Mestre Shinran foi aquele que, inclinando incessantemente seus ouvidos a esse chamado do Budismo, logrou despertar para o conhecimento do incalculável valor da condição humana, vista na sua verdadeira natureza. O conteúdo desse despertar para a natureza real do homem consiste em sentir gratidão pelo fato de se estar vivendo envolvido pela Graça do Voto Original do Buda Amida (O Absoluto Ilimitado). Consiste em tomar consciência do precioso valor de uma vida que deve ser vivida como o cumprimento da missão de corresponder plenamente a essa Graça. O Mestre Shinran compreendia o Amidismocomo sendo uma expressão religiosa (devocional) de uma Verdade Metafísica:

Eu reverentemente desejo expor a natureza da verdadeira e real realização. Nada mais é ela senão a maravilhosa situação em que o trabalho de beneficiar os outros seres é levado à perfeição: é o supremo fruto, o incomparável Nirvana. É também conhecido como o Voto do Atingimento do Nirvana Supremo. As pessoas comuns estão impregnadas de paixões negativas, as multidões de seres viventes estão mergulhadas no oceano turvo dos nascimentos e mortes. Entretanto, assim que eles despertam para a fé e para a prática que conduzem ao Renascimento na Terra Pura, passarão a integrar o grupo daqueles que definitivamente asseguraram sua realização pelo Grande Veículo. Ao integrar o grupo dos assegurados, certamente integrarão o Nirvana. A certeza de integrar o Nirvana é a Eterna Alegria. A Eterna Alegria é a Paz Suprema. A Paz Suprema é o Nirvana Incomparável. O Nirvana Incomparável é o Incondicionado Corpo da Lei. O Incondicionado Corpo da Lei é a Realidade. A Realidade é a Natureza do Dharma. A Natureza do Dharma é a Real Similitude. A Real Similitude é a Similitude do Uno. Assim, o Tathagata Amida, que vem do Real, manifesta-se em muitos corpos, como o Corpo da Recompensa, o Corpo da Resposta e o Corpo da Transformação. O Corpo do Dharma, a Natureza do Dharma, não tem cor nem forma, estando assim fora do alcance do pensamento e da palavra. Manifesta-se a partir do Real Uno, tomando a forma de um Corpo de Dharma que é um meio de facilitar a compreensão (Tratado de Lamentação das Heresias, Introdução).

A plena salvação do ser humano está em esgotar as possibilidades de sua existência, vivenciando-a como uma vida preciosa e maravilhosa que lhe foi oferecida. Nisso está a plenitude da religião. Percebendo isso, o Mestre Shinran vislumbrou aí a salvação viva proporcionada pelo Budismo, uma salvação plenamente adequada à situação do ser humano.
Graças a esse seu encontro com o Buda Amida, o Mestre Shinran despertou para a realidade de sua própria existência como algo vivificado por Amida. Esse despertar é expresso pelo invocar do Sagrado Nome de Amida, a recitação do Nembutsu. Aquele que vive plenamente essa realidade é chamado de “Salvo Através do Nembutsu”.
O Mestre Shinran declarou que “ninguém desperdiça sua vida em vão quando se encontra com o Poder do Voto Original do Buda Amida”. A vida de alguém desperto pela ação do Voto Original de Amida não pode ser uma vida desprovida de significado.
Em 1952 foram fundadas as primeiras missões oficiais do Budismo no Brasil, entre elas o estabelecimento da Escola de Budismo Shin, Ordem Ōtani, mais conhecido pelo nome de Nambei Honganji ou Higashi Honganji.

Seja bem-vinda, bem-vindo!

Segunda a sexta atendimento 24 horas

https://www.higashihonganji.org.br/
https://www.facebook.com/budismoshin.campinas/
https://www.instagram.com/nambeihigashi/

Local:
R. Otaviano Alves de Lima, 60 - Jardim Chapadão, Campinas - SP, 13070-027
Horário de funcionamento:

# Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
Abre
00:00
00:00
00:00
17:00
00:00
08:00
08:00
Fecha
00:00
00:00
00:00
17:00
00:00
18:00
18:00
Site/Blog:
https://www.higashihonganji.org.br/templos/sao-paulo/campinas/
Email:
renatolandim@yahoo.com.br
Telefone:
(19) 3242-4688 / (19) 98364-5688 (WhatsApp)
Categorias
Lazer e Entretenimento