9° Encontro de Ferromodelismo
20 de Maio de 2023, 09:00 até 20 de Maio de 2023, 18:00

Descrição:

Depois de receber mais de 15 mil visitantes no ano passado, o Encontro de Ferromodelismo da Região Metropolitana de Campinas (RMC) prepara sua nona edição. O evento acontecerá no próximo dia 20 (sábado), das 9h às 18h, na Estação Cultura, no Centro de Campinas. Paralelamente ocorrerá a 4ª Mostra de Dioramas. A entrada é gratuita.

De acordo com os organizadores do evento, Rodrigo Prado e Foster Moz, a população da região de Campinas sempre costuma prestigiar este encontro. “Em 2022, após um hiato de dois anos, por conta da pandemia, recebemos quase 15 mil pessoas na Estação Cultura, e, agora, esperamos repetir este sucesso”, afirmam. Ainda segundo Prado, haverá atividades para todos os públicos.
Além de maquetes e dioramas, haverá playground para as crianças, lojas para a venda de material ligados ao hobby e praça de alimentação.

O ferromodelismo é um dos hobbies mais antigos do mundo, e sua origem remonta ao período em que o transporte ferroviário foi adotado massivamente. As primeiras miniaturas de trens foram fabricadas por volta de 1830, por artesãos alemães. De lá para cá, muita coisa mudou, principalmente no Brasil, onde o transporte de passageiros pelas ferrovias deixou de acontecer, com exceção dos passeios turísticos. Mesmo assim, a paixão de algumas pessoas por este hobby se intensificou.

O evento é organizado pela Secretaria de Cultura de Campinas, Prado Trens e a Coordenadoria da Estação Cultura, com o apoio da CPTM, Rumo Logística, MRS Logística, ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária) e Frateschi, única fabricante da América Latina de trens elétricos em miniaturas e réplicas de composições reais, situada em Ribeirão Preto, no interior paulista.

Compra de standes para expositores: https://www.sympla.com.br/evento/9-encontro-de-ferromodelismo-de-campinas-2023/1894441

Matéria: Hora Campinas: 
https://horacampinas.com.br/encontro-de-ferromodelismo-volta-a-estacao-cultura-de-campinas/




 

Estação Cultura - Prefeito Antônio da Costa Santos

Local:
Praça Mal. Floriano Peixoto - Centro, Campinas - SP, 13010-061


Site/Blog:
https://portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/cultura-e-turismo/pagina/estacao-cultura
Email:
coordenadoriaestacao@campinas.sp.gov.br
Telefone:
Portaria Saguão - 3733-7400 / Coordenadoria - 3733-7404 / 3733-7405
Categorias
Lazer e Entretenimento
Roteiros:
As Sete Maravilhas de Campinas