Busto Hércules Florence



 

Hercule Florence, nascido em Nice em 1804 e criado em Mônaco, foi desenhista e pintor talentoso de formação autodidata. Jovem inquieto e curioso, leitor de Robinson Crusoé e apaixonado por viagens, desembarcou em 1824 no Rio de Janeiro, com apenas 20 anos de idade. Foi contratado como desenhista da Expedição Langsdorff, missão científica que percorreu o interior do Brasil de 1825 a 1829 e que realizou, no século XIX, monumental levantamento de dados geográficos e etnográficos do país. 
Ao final da expedição, radicou-se na vila de São Carlos (atual Campinas), onde viveu até seu falecimento em 1879. É também reconhecido internacionalmente como um dos inventores do processo fotográfico.
O monumento foi inaugurado na década de 60 e consiste em um busto de granito rosa sobre um pedestal cinza e foi obra de Vicente Laroca, tendo sido confeccionado a partir de pedidos do jornal Correio Popular, que queria ver esse grande cidadão homenageado.
Fica situado bem no centro da Praça Silvia Simões Magro, conhecida popularmente como Largo São Benedito, sendo de fácil acesso
O busto de Hércules Florence está localizado no Largo de São Benedito entre as Ruas Cônego Cipião, Duque de Caxias, Irmã Serafina e Boaventura do Amaral.

Local:
Praça Silvia Simões Magro, conhecida popularmente como Largo São Beneditoição, Campinas

Sempre Aberto

Categorias
Patrimônio Histórico