Campinas é a primeira não capital brasileira classificada como metrópole.

Conheça Campinas

A classificação de Campinas (SP) como umas das 15 metrópoles brasileiras em 2018 servirá de referencial para estudos de políticas públicas regionais, sobretudo em relação aos municípios mais interligados, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
 A cidade é a primeira, sem ser capital estadual, a figurar como um dos principais centros urbanos do país.
O gerente de Redes e Fluxos Geográficos do IBGE, Bruno Hidalgo, explica que o posto de metrópole tem dois pilares principais na avaliação: a cidade reunir expressivo número de empresas e instituições públicas que se interligam a outras pelo Estado e país, além da atratividade para bens e serviços.
"É preciso destacar que este crescimento se deu ao longo dos últimos 11 anos. O Estatuto da Metrópole, aprovado em 2015, tem diretrizes que são consideradas para o desenvolvimento de políticas públicas e a Regic [pesquisa Regiões de Influência das Cidades de 2018] certamente será usada como insumo pelo Ministério do Desenvolvimento Regional", avalia o gerente ao mencionar que o IBGE planeja apresentar os resultados ao órgão do Executivo Federal.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2020/06/27/classificacao-de-campinas-como-metropole-sera-referencial-para-politicas-regionais-diz-ibge.ghtml