Trecho Campinas da rota "Caminho pro interior" é inaugurado.

Conheça Campinas

A rota turística e de peregrinação “Caminho pro interior” foi inaugurada sábado, 23 de julho de 2022. "Com a entrada de Campinas na Rota ‘Caminho pro interior’, amplia-se a oferta turística da cidade integrada à região, sobretudo na APA Campinas que já possui uma vocação para este tipo de atividade. Ganha-se também com novas oportunidades de negócios nas áreas rurais".

A rota de turismo e peregrinação ‘Caminho pro Interior’ reúne 20 municípios, compreendendo a região de Campinas, Circuito das Águas Paulista e Sul de Minas.
Inspirado no Caminho de Santiago de Compostela (francês/espanhol/português), e também nos Caminhos da Fé e da Luz, no Brasil, o ‘Caminho pro Interior’ foi criado para valorizar a religiosidade, as igrejas e santuários da região, além de mostrar as belezas das 20 cidades que o compõe: Amparo, Mostardas (distrito), Monte Alegre do Sul, Serra Negra, Lindóia, Águas de Lindóia, Monte Sião (MG), Bueno Brandão (MG), Munhoz (MG), Socorro, Pedra Bela, Pinhalzinho, Tuiuti, Morungaba, Campinas (rota entre os distritos de Joaquim Egídio e Sousas), Pedreira, Jaguariúna, Holambra, Martim Francisco (distrito), Itapira, Santo Antônio de Posse, Arcadas (distrito) e Amparo.
No total, o Caminho interliga 537 quilômetros de estradas rurais e áreas urbanas, fazendo com que peregrinos e turistas possam conhecer essas comunidades, suas histórias, igrejas e capelas, além dos atrativos turísticos que cada uma delas possui.
Trata-se de um Caminho circular, que começa e termina em Amparo, que mantém os peregrinos/turistas nesse espaço regional, ampliando a visibilidade das cidades envolvidas e seu entorno, movimentando a economia da região, impulsionando o turismo urbano e rural.

A construção do itinerário do ‘Caminho pro Interior’ privilegiou as estradas rurais, mas também leva o turista para dentro da área urbana, pois prevê que cada “Marco Oficial do Caminho'' fique ao lado da principal igreja da cidade ou outra, escolhida por seu valor histórico ou facilidade de acesso.
O seu trajeto permite ao turista/peregrino vivenciar uma experiência em contato com a natureza da Serra da Mantiqueira e seus arredores, conhecendo estradas rurais públicas, em sua grande maioria não asfaltada, “um verdadeiro convite para a contemplação, a reflexão, o autoconhecimento e a (re)conexão com o outro e consigo mesmo, pois o que importa é o ‘caminho’, nem tanto a chegada, é a sua transformação pessoal”, expressão que sempre repete Viviana Bueno, uma das fundadoras do projeto.

Site da rota: https://caminhoprointerior.com.br/