Curso oferecido sobre a história da Catedral Metropolitana, supera expectativas.

O curso sobre a Catedral Metropolitana de Campinas - “História, Iconografia, Arquitetura e Cidade” foi realizado dias 22 e 29 de Novembro, na Catedral. O evento foi destinado para guias de turismo, professores e também para o cidadão interessado em conhecer mais sobre um dos principais patrimônios históricos de Campinas.

O curso teve a iniciativa da Catedral Metropolitana de Campinas, com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo. Os temas abordados passaram pela história, iconografia, elementos teológicos da Catedral, além de informações sobre como ela se tornou patrimônio tombado e os desafios enfrentados para sua manutenção e restauro. 

As 40 vagas oferecidas + 10 de lista de espera, foram preenchidas em poucos dias. Devido ao grande interesse dos participantes aos temas abordados, o curso que estava previsto para um único dia foi estendido para 2 encontros. Além da aula teórica os visitantes puderam observar na prática, toda a arquitetura presente nas dependências da Catedral, passando pela cúpula, os altares, a cripta, a torre dos sinos e finalizando no órgão de tubos com apresentação musical da organista Ana Carolina Sacco. 
Por causa do grande sucesso que foi o curso, a equipe da Catedral pretende passar a oferecer o curso periodicamente.


Cronograma do curso
 
  • Introdução - Objetivos; Iconografia e elementos teológicos - Monsenhor Rafael Capelato, Pároco da Catedral Metropolitana de Campinas, Mestre e Doutor em História dos bens da Igreja pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.
  • História da Construção da Matriz Nova como a História da Cidade - Monsenhor Rafael Capelato
  •  Informações legais da conservação e tombamento - Ana Carolina Pereira Lima, advogada da Catedral Metropolitana de Campinas.
  •  Patrimônio e Pastoral, Padre Amauri Thomazzi
  •  Perguntas e Avaliação
  •  Visita Guiada

"Uma das Sete Maravilhas de Campinas, a Catedral Metropolitana teve seu projeto de construção iniciado em 1807. A construção demorou cerca de 76 anos e contou com grande apoio dos moradores da região. A Catedral foi construída no método de Taipa - um processo de construção de paredes que utiliza barro amassado. Hoje, a igreja é considerada um dos maiores templos em Taipa de Pilão do mundo. O desenho da fachada é obra do arquiteto Cristovan Bonini e seu acabamento realizado pelo engenheiro Dr. Francisco de Paula Ramos Azevedo.
 Por ter demorado 76 anos para ser terminada, é possível ver na Catedral diferentes estilos de arquitetura, de acordo com os gostos de cada época pelas quais sua construção passou. O acabamento interno é ornamentado em cedro vermelho - baseado no estilo barroco brasileiro - e teve como principal artista Vitoriano dos Anjos." 
A Catedral está aberta ao público todos os dias das 7h às 19h.
De 9 a 20 de Dezembro, a Catedral funcionará excepcionalmente até às 22h.