2° Tour do café - Fazenda das Cabras
08 de Fevereiro de 2020, 09:45

Descrição:

Dia 8 de Fevereiro traz o Café da manhã na Fazenda das Cabras
Horário: 09:45h
Valor: 110,00
Compra através do link: https://www.sympla.com.br/tour-do-cafe--aula-show-e-almoco-na-fazenda-das-cabras__769388

Após o grande sucesso do 1º Tour do Café na Fazenda das Cabras, em Joaquim Egídio, realizado no dia 18 de janeiro, vem aí a 2ª edição do passeio histórico e cultural no espaço, desta vez resgatando a história da culinária das fazendas. O próximo passeio está marcado para o sábado, dia 8 de fevereiro, a partir das 9h45, e  contará novamente com a participação do chef Manuel Alves Filho, que vai apresentar uma aula-show no preparo da Paella Caipira, com ingredientes muito utilizados antigamente.
O ponto de encontro será na própria Fazenda das Cabras, local de fácil acesso. O tour será conduzido pela guia de turismo Giovana Baú, credenciada e especializada nas histórias das antigas fazendas cafeeiras da região, que contará a história do local. Os participantes serão recepcionados pela proprietária atual junto da guia, com muitas histórias e curiosidades do espaço. Logo na sequência haverá uma aula de preparo da Paella Caipira, que será servida para o almoço, mostrando a importância de cada item para a receita. 
A Fazenda das Cabras teve sua origem em 1798, mas foi com o desmembramento das Sesmarias do Sertão, em 1820, que se desenvolveu, em princípio destinada à criação de gado, mas ao longo do tempo se transformou em uma grande produtora de café, que posteriormente foi um importante local para a comercialização de muares trazidos do sul. Hoje, a fazenda promove grandes eventos como casamentos, aniversários, batizados, bodas, eventos corporativos e passeios eco pedagógicos.
Os passeios turísticos, históricos e culturais são realizados pelo Campinas.com.br, portal de turismo, cultura e lazer da região que completa seus 10 anos de existência em 2020, e deu início a um projeto pioneiro de promover experiências turísticas dentro da cidade e nos arredores. 

Roteiro do Tour + almoço na Fazenda das Cabras

Recepção: Os participantes serão recepcionados na própria fazenda, com a presença da proprietária do local e a guia especializada vestida de Baronesa de Itatiba (referência à primeira proprietária no século 19), dando as boas-vindas;

Tour a pé pela fazenda: Será o momento de explorar a fazenda e conhecer os locais onde os barões e baronesas viveram por um longo período, onde o café era produzido, com direito à visita na tulha de café, paiol, capela, entre outros espaços;

Aula-show: Logo após o tour guiado, será o momento de apreciar a aula-show, onde o chef produzirá o prato Paella Caipira com ingredientes utilizados na época, mostrando o passo a passo da preparação do prato;

Almoço: Após a aula, assim que o prato estiver pronto, o almoço será servido. Bebidas serão à parte;

Término: O passeio será encerrado às 14h com tempo para descanso e para apreciar o cenários e aproveitar o momento de contemplação na fazenda.