Mês Carlos Gomes - confira a programação!
01 de Setembro de 2021, 19:40 até 30 de Setembro de 2021, 21:30

Descrição:

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo realiza durante todo o mês de setembro, o Mês Carlos Gomes, em comemoração à vida e obra do compositor campineiro. A programação deste ano será virtual, mas com muitas atrações que poderão ser vistas no canal Youtube Cultura Abraça Campinas, além de concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas no sábado, dia 4 de setembro, às 19h, que será transmitido pela TV Câmara, entre outras atividades.
Durante o Mês Carlos Gomes haverá recital e apresentações da Associação Brasileira de Artistas Líricos “Carlos Gomes” (Abal); da Orquestra Patrulheiros; da Cia Eclipse Cultura e Arte; do Conservatório Carlos Gomes; de hinos e marchas que serão transmitidos na Rádio Brasil de Campinas, Rádio Educativa e rádios da região e de outras localidades.
Também na Rádio Educativa, será apresentada uma série de entrevistas com historiadores e membros da Academia Campinense de Letras que falarão sobre a importância do ilustre campineiro.
Outro destaque é o Concurso Estímulo para Cantores Líricos, um dos mais concorridos do gênero no País. O concurso visa estimular e revelar jovens talentos artísticos no campo da música lírica, com idades entre 18 e 35 anos, além de contribuir para a divulgação das obras do compositor campineiro.
 
Semana e Mês Carlos Gomes
 A Semana Carlos Gomes foi instituída em Campinas pela Lei Municipal Nº9.152, de 1996, na semana que antecedeu o 16 de setembro, no dia em que o maestro faleceu, em 1896. No entanto, devido à necessidade de difundir cada vez mais a obra de Carlos Gomes e ao vasto material deixado pelo compositor campineiro, a comissão organizadora estendeu a programação para todo o mês de setembro. O Mês Carlos Gomes foi instituído pela Lei Municipal Nº 14.909 de 2014.

Programação última semana:
 
27/09 – segunda-feira

17h45

Academia Campinense de Letras

Entrevista com Regina Márcia Moura Tavares e Jorge Alves de Lima – entrevistado por J.Silva

Rádio Educativa FM 101,9

19h

Homenagem Monumento Túmulo – evento realizado em 16/09/2021

Canal Cultura Abraça Campinas

28/09 - terça-feira

19h

Palestra do Prof. Dr. Marcos da Cunha Lopes Virmond.

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1974) e doutorado em Bases Gerais da Cirurgia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999).

Graduado em Música pela USC-Bauru e Doutorado em Música pela Unicamp, é professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Música do IA - Unicamp Atua como docente e pesquisador na área da musicologia. Colaborador do Centro de Ciências, Letras e Artes, de Campinas.

Canal Cultura Abraça Campinas

29/09 – quarta-feira

19h

Homenagem à soprano Niza de Castro Tank – por João Gabriel Bertolini

Canal Cultura Abraça Campinas

30/09 - quinta-feira

19h30/20h30

Live de encerramento com manifestações de Alexandra Caprioli - Secretária de Cultura e Turismo, Eros de Marconsini e Vizel - Diretor de Turismo, Victor Hugo Toro - Maestro da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, com mediação de Alcides Ladislau Acosta

Canal Cultura Abraça Campinas